As inscrições para os exames de ingresso na Universidade Agostinho Neto (UAN), iniciadas ontem via online, encerram no próximo dia 13 deste mês, com um total de 5.570 vagas disponíveis para o ano académico 2023/2024, cujas aulas começam a 3 de Outubro deste ano.
De acordo com um documento da UAN, as vagas vão ser distribuídas para os candidatos aos 47 cursos de licenciatura, ministrados nas dez unidades orgânicas da Universidade. As inscrições, realça o documento, devem ser efectuadas apenas no portal examedeacesso.uan.co.ao.
No acto da inscrição, lê-se no documento, os concorrentes devem apresentar uma fotografia do tipo passe, cópia do Bilhete de Identidade ou Passaporte e uma declaração do Ensino Secundário ou equivalente. Em relação ao pagamento da taxa de inscrição, o candidato deve efectuar após a candidatura o pagamento de cinco mil kwanzas ou dez mil kwanzas, caso sejam duas opções.
Os exames de admissão, que se realizam de forma presencial, decorrem, de 23 a 27 deste mês, no Campus Universitário, no distrito urbano da Camama, em Luanda. Durante a realização dos testes, os candidatos devem apresentar o Bilhete de Identidade e a Ficha de Inscrição para terem acesso às salas.
Processo de candidatura
Na Universidade Mandume ya Ndemufayo, as inscrições para o exame de acesso iniciaram, ontem, também, totalmente online, como forma de dar maior segurança e conforto aos concorrentes. O encerramento é no próximo dia 12 deste mês. Os cidadãos nacionais interessados devem apresentar o Bilhete de Identidade, ou cartão de residente para os concorrentes estrangeiros. No processo deve constar também o certificado do segundo ciclo de ensino ou equivalente.
Para os candidatos na condição de regime especial de acesso, além dos documentos acima referidos, devem apresentar o cartão de identificação ou declaração emitida pelos serviços dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria da região onde o beneficiário esteja registado como portador de deficiência.
Um olhar às instituições
Na reportagem efectuada, ontem, pelo Jornal de Angola, em algumas instituições privadas, o cenário foi de tranquilidade entre os estudantes, devido à pronta informação nos locais de atendimento.
Na Universidade Lusíada, o quadro foi idêntico ao de outras, onde os principiantes procuravam incessantes pelos esclarecimentos. Nesta instituição, para os testes de admissão, os concorrentes devem apresentar cópia do Bilhete de Identidade, certificado de habilitações, atestado médico, talão de recenseamento militar, para os rapazes, e o comprovativo do pagamento da taxa do exame de ingresso.
A Universidade Metodista de Angola realiza os testes de admissão de 11 a 15 de Setembro. O ano lectivo e actividades de integração dos novos estudantes têm início marcado para 2 de Outubro. A publicação dos resultados dos testes acontece de 18 a 22 de Setembro.
De acordo com o calendário das actividades preparatórias do ano académico, as inscrições para os exames de acesso realizam-se de 21 do corrente a 8 de Setembro.
JA