0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Inscrições para o concurso público da Educação encerram amanhã

Data:

As inscrições ao concurso público de ingresso para professores do ensino primário e secundário da província de Luanda encerram, amanhã, às 23h59, garantiu, ontem, ao Jornal de Angola, a presidente da Comissão de Júri, encarregada de preparar e organizar o acto na capital do país.

Philomene Carlos disse que até ontem, antes do período da tarde, estavam inscritos 42.833 candidatos, incluindo pessoas com deficiência. Para este grupo social, a directora do Gabinete Provincial de Educação de Luanda e presidente da Comissão de Júri pediu para apresentarem, no acto da inscrição, o relatório médico, para a comprovação da classe e grau de deficiência.

De acordo com o Despacho nº 12/16, de 10 de Abril, os candidatos com deficiência, comprovada pelas autoridades competentes, e os com necessidades educativas especiais, desde que reúnam os requisitos exigidos para a contratação como docentes, têm direito a uma quota de 4 por cento, que corresponde a 34 vagas.

Para a província de Luanda, esclareceu, o concurso foi aberto no pretérito dia 20 de Setembro e tem 855 vagas para preenchimento de quadros docentes do Ensino Primário e Secundário.

Para dissipar dúvidas e omissões, disse, a Comissão de Júri vai realizar, ainda esta semana, entre quarta e quinta-feira, uma conferência de imprensa, na sede do Governo Provincial de Luanda, para esclarecimento público do número total de pessoas inscritas por município.

As listas provisórias dos candidatos admitidos e excluídos ao concurso público, recordou, é divulgada na quarta-feira, de acordo com o calendário da organização. Os testes escritos são no dia 10 de Novembro, em simultâneo nos nove municípios de Luanda.

Normas

A Comissão de Júri esclarece que os candidatos devem ter a nacionalidade angolana, a idade mínima de 18 anos e habilitações literárias mínimas a 12ª classe. Os concorrentes a uma vaga no ensino médio têm de ser formandos dos Magistérios, Institutos Técnicos e Politécnicos, nas disciplinas de Educação Visual e Plástica (EVP) e Educação Laboral.

De acordo com a Comissão de Júri, para o concurso público de ingresso de Luanda, podem preencher as vagas no Ensino Primário os candidatos com formação de professores do ensino primário, efectuado nos Magistérios, Institutos Superiores de Ciências da Educação e nas Escolas Superiores Pedagógicas, nas especialidades de Pré-Escolar e Instrução Primária.

Para o preenchimento das vagas de professores no Ensino Secundário do I e II Ciclos, o concurso público dá preferência aos concorrentes com o curso de formação de professores, efectuado nos Magistérios, Institutos Superiores de Ciências da Educação e nas Escolas Superiores Pedagógicas, nas disciplinas de Matemática/Física, Biologia/Química, Geografia, História, Língua Portuguesa, Francês/Inglês e com curso de formação técnica para Educação Visual e Plástica e Educação Laboral.

JA

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...