A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) garantiu em Luanda, verbas específicas para a investigação científica das instituições académicas.
Maria do Rosário Bragança, que falava num encontro com o presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, realçou que as verbas vão estar disponíveis no orçamento do próximo ano.
A ministra avançou que a investigação científica é responsável por reportar as bases para o desenvolvimento científico e tecnológico, uma aposta que vai andar de mãos dadas com o processo de formação continuada dos docentes e a preparação de pacotes específicos para os professores e pessoal não docente.
Maria do Rosário Bragança salientou que o processo de formação é a maior garantia para o desenvolvimento do país, daí reconhecer que há muito para melhorar.
A ministra avançou existir uma regulamentação no país, a propósito dos estágios profissionais remunerados, defendendo o cumprimento das normas, visando a qualidade da melhoria do ensino.
Quanto aos estágios profissionais, a governante esclareceu que este assunto transcende o Ministério do Ensino Superior. Pela sua natureza, o sector tem a responsabilidade de prover os recursos para a formação nos níveis de graduação, licenciatura e pós-graduação, seja no sentido lato, seja mais estrito, com os mestrados e doutoramentos.
Greve de professores
Em relação ao salário exigido pelos professores, a governante explicou que o aumento de seis por cento sobre a remuneração de base no incremento até 60% dos subsídios, que está patente no novo estatuto remuneratório, não foi aceite pelo Sindicato da classe, o que cria constrangimentos ao Governo, por não haver condições para atender uma remuneração diferente do actual momento.
Maria do Rosário Bragança disse ser um processo que ainda vai levar o seu tempo em termos de negociação em sede de outras instâncias, tendo em conta que há situações que não são da competência do Ensino Superior.
Quanto à questão do seguro de saúde, disse que se está a procurar formas nas instituições do Ensino Superior com orçamento, para poder colocar os processos normais de contratação nos termos da lei e ter acesso às seguradoras.
JA