A empresária diz que são “falsas” as notícias de que desviou mais de um centena de milhões de dólares da Sonangol durante um ano e meio, usando o Banco BIC.
Jornais angolanos noticiam esta segunda-feira, 18 de Dezembro, que a antiga presidente do conselho de administração da Sonangol, Isabel dos Santos, desviou mais de uma centena de milhões de dólares para empresas da família ao longo de um ano e meio usando o Banco BIC.
Em comunicado, a empresária, que foi exonerada do cargo a 15 de Novembro, desmente as notícias dizendo que está em curso uma campanha de difamação “promovida por Rafael Marques e Gustavo Costa” nos meios de comunicação e redes sociais.
O comunicado garante que “são falsas” as notícias sobre transferências realizadas para entidades terceiras depois da exoneração do anterior conselho de administração, sobre uma transferência de 57 milhões para uma conta offshore no Dubai e sobre transferências mensais de 10 milhões de euros da Sonangol para a Efacec.
“Está neste momento montada uma campanha de difamação contra a Eng.ª Isabel dos Santos promovida pelos mesmos e já conhecidos autores – Rafael Marques e Gustavo Costa – usando vários meios de comunicação e redes sociais.
Estas falsas notícias são publicadas por estes autores, umas vezes assinadas outras não, e não merecem qualquer crédito já que têm como única e exclusiva motivação pôr em causa a integridade da Eng.ª Isabel dos Santos”, conclui a comunicação divulgada esta segunda-feira.
Em causa estão notícias publicadas por alguns meios angolanos dando conta de alegadas transferências ilícitas feitas pela filha do anterior presidente de Angola.
Num artigo intitulado “Saque de 135 milhões de dólares na Sonangol” e assinado por Rafael Marques, o Maka Angola avança que ao longo de quase um ano e meio como presidente do conselho de administração da Sonangol, Isabel dos Santos transferiu mais de 135 milhões de dólares da petrolífera nacional para quatro empresas suas, usando o seu banco em Portugal, o Banco BIC.
“De acordo com investigações feitas pelo Maka Angola, após ter sido exonerada, a 15 de Novembro passado, no mesmo dia Isabel dos Santos assinou uma ordem de pagamento no valor de 60 milhões de dólares a favor da Matter Business Solutions DMCC, uma empresa sua sedeada no Dubai”, acrescenta o artigo. Jornal de Negócios