O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, revelou que está a preparar a viagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a Moscovo, ainda para este ano.
“Estamos a coordenar com o Presidente a sua visita à Rússia, que pode acontecer logo ou, pelo menos, ao longo do ano em curso“, anunciou Vladimir Putin, em declarações à imprensa russa.
Segundo o Chefe de Estado, um dos temas na agenda do encontro com o Presidente João Lourenço será a presença da companhia russa Alrosa em Angola, uma das maiores empresas do mundo no sector diamantífero.
A informação foi transmitida durante uma reunião com o responsável da Alrosa, Sergey Ivanov, que manifestou o interesse em expandir as operações angolanas.
Para além de interesses no sector dos recursos naturais, a Rússia tem vindo a estabelecer parcerias com Angola noutras áreas, como a aviação.
Conforme o Novo Jornal Online já noticiou, Moscovo quer vender aviões de passageiros a Luanda, que, por sua vez, quer reforçar a encomenda de aviões militares à Rússia.
A cooperação bilateral permitiu também o lançamento do primeiro satélite angolano, o AngoSat-1.
A possível deslocação de João Lourenço a Moscovo amplia a rota de viagens internacionais do Presidente da República para 2018, já marcada por deslocações ao Brasil, Cabo Verde e França.
A visita brasileira está marcada para 3 de Maio, a francesa deverá acontecer ainda durante o primeiro semestre do ano, e a cabo-verdiana está prevista para Julho.