“Os meus parabéns à jornalista angolana Luísa Rogério, eleita membro da Comissão Executiva da Federação Internacional de Jornalistas, no decurso do Congresso realizado em Tunis”, escreve o Chefe de Estado no Twitter.
“Só com trabalho árduo, profissionalismo e perseverança somos reconhecidos”, acrescenta o Presidente, antes de concluir: “Angola se orgulha”, pelo reconhecimento da jornalista.
Quadro sénior das Edições Novembro, Luísa Rogério foi eleita no dia 13, durante o 30º Congresso da Associação de Jornalistas do Mundo, que congrega 187 sindicatos de 141 países.
Luísa Rogério e outros 15 membros eleitos na mesma ocasião passam a fazer parte do restrito grupo que formula as principais acções executivas da FIJ, que reúne seis mil filiados. É pela primeira vez que um jornalista angolano integra a Comissão Executiva da FIJ, como titular.
Entre os países que falam português, além da jornalista angolana, foram igualmente eleitos um do Brasil e outro de Portugal, facto inédito na história da organização, fundada em 1962. O congresso ficou ainda marcado pelo facto de ser pela primeira vez que um africano assume o cargo de presidente do FIJ, o marroquino Younes Mjahed.
JA