Quatro mil milhões, 723 milhões e 723 mil kwanzas é o valor entregue desde Maio de 2020 a Junho de 2024, as famílias carenciadas de três municípios da província do Cunene, no âmbito do Programa de Fortalecimento de Protecção Social (Kwenda).
O valor beneficiou 60 mil e 686 famílias, concretamente dos municípios de Ombadja, Curoca e Namacunde, informou este sabado, à ANGOP, o chefe do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) no Cunene, Eduardo Silunda.
Segundo o responsável, no geral estão cadastrados 93 mil e 49 agregados familiares no Cunene, dos quais 11 mil e 926 no município da Cahama e nove mil e 908 no Cuvelai, que brevemente vão receber as transferências monetárias.
Eduardo Silunda disse que o programa tem estado a aumentar a capacidade aquisitiva e financeira das famílias da zona rural, na criação de pequenos negócios, animais e na compra de produtos alimentares como o massango.
O Kwenda é um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade no país.
Operacionalizado pelo FAS, o programa é avaliado em Usd 420 milhões e é financiado em Usd 320 milhões pelo Banco Mundial (BM), sendo outros 100 milhões pelo Governo angolano.
De iniciativa do Executivo angolano, o Kwenda tem em vista o reforço da municipalização da acção social, através da criação e do funcionamento de Centros de Acção Social Integrados (CASI), fortalecimento do Cadastro Social Único, transferências monetárias
e inclusão produtiva.
Angop