Uma fábrica de lapidação de diamantes denominada “Pollaro” foi inaugurada na última sexta-feira, no Pólo Diamantífero de Saurimo, na província da Lunda Sul, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, no âmbito dinamização da instituição.
A infraestrutura tem capacidade para lapidar cinco mil quilates/mês, a 5ª fábrica foi construída numa área de 750 metros quadrados, com um investimento na ordem de cinco milhões e 500 mil dólares norte-americanos, para sua edificação e aquisição dos equipamentos.
A fábrica comporta áreas de tratamento, planeamento, digitalizado de pedras, corte a laser, polimento manual e automático.
Acrescentou sentir-se satisfeito com a abertura de mais uma das muitas fábricas que ainda virão e pelo facto dos jovens finalistas do Centro de Formação e Avaliação e Lapidação de Diamantes ganharem emprego nesta organização.
Diamantino Azevedo indicou ainda que o empreendimento privado vem responder à procura de emprego pela juventude nesta região.
Na mesma senda, o ministro procedeu a entrega de 79 certificados aos finalistas do Centro de Formação, Avaliação e Lapidação de Diamantes da SODIAM.
Por sua vez, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, sublinhou que a abertura da nova fábrica vai efectivamente proporcionar mais diamantes a serem lapidados localmente e consequentemente oferecer mais emprego à juventude.
Por seu turno, o presidente da comissão executiva da fábrica, Hélder David, disse que a mesma garante empregos a 60 jovens, sendo 30 nacionais e igual número de expatriados.
Sobre a empresa
A POLLARO é uma empresa de capital 100% angolano, construída em 2015, tendo como principal desígnio o desenvolvimento, a implementação e exploração de projectos no processamento e lapidação de diamantes em Angola.
A fábrica resulta numa oportunidade de investimento com elevada rentabilidade, num sector estratégico da economia angolana.
Os equipamentos da mesma fábrica foram adquiridos nos países como Índia, EUA, Israel, Bélgica e Reino Unido.
Pólo Diamantífero
O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo foi inaugurado em 2021, com a capacidade para acolher 30 fábricas de lapidação de diamante, tendo actualmente cinco.
O projecto, com um investimento de 77 milhões de dólares, na primeira fase, vai contar com quatro fábricas de lapidação de diamantes, a que se vão juntar as quatro já existentes no país.
A área comercial constitui o núcleo de acesso público com lojas, restaurantes, praça da alimentação, bancos, repartições fiscais, escritórios, centro de convenções, escola técnico profissional, posto médico e edifício para acomodação.
ANGOP