0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Líder da CASA-CE reconhece que  saída de Abel Chivukuvuku influenciou no fraco resultado

Data:

O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, reconheceu que a saída do antigo presidente da coligação, Abel Chivukuvuku, influenciou na pesada derrota da coligação nas eleições de 24 de Agosto, mas defende que nunca podiam perder os 16 deputados eleitos no pleito de 2017, alegando irregularidades.

“Reconhecemos que a sua saída (de Abel Chivukuvuku) influenciou nos resultados porque tivemos crises internas, mas nunca podíamos perder todos 16 deputados eleitos em 2017”, disse ao Novo Jornal Manuel Fernandes, alegando haver “uma grande injustiça” contra a coligação.

Manuel Fernandes referiu que o apuramento dos resultados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) caiu na “ilegalidade” por não respeitar medidas de transparência, conforme está previsto na Lei.

“Os números definitivos divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral não reflectem a verdade eleitoral expressa nas urnas. Pelo trabalho que fizemos não é possível o que aconteceu”, referiu.

Manuel Fernandes garantiu que a coligação vai continuar a lutar contra a injustiça e preparar a máquina para os próximos desafios, as eleições autárquicas e as gerais de 2027.

“A nossa prioridade é preparar a máquina para os grandes desafios políticos que se aproximam. Vamos reforçar os órgãos internos da CASA-CE, particularmente os intermédios e os de base”, prometeu, salientando que a coligação não baixou a guarda.

Nas eleições de 24 de Agosto, o MPLA obteve 51,17 por cento e 124 deputados e a UNITA 43,96 por cento e 90 deputados. Entre os partidos mais pequenos, foi o PRS quem chegou mais forte, em 3º, com 1,14%, seguindo-se a FNLA, com 1,06%, a PHA, com 1,02%. Todos estes partidos com dois deputados eleitos garantidos. A CASA-CE com 0,76%, a APN com 0,48 por cento e PJANGO com 0,42% dos votos não conseguiram qualquer assento parlamentar.

NJ

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...