A instituição quer mudar-se para um lugar novo à dimensão das suas exigências e evitar o actual edifício central de nove andares, na baixa de Luanda, que apresenta sérios problemas de acomodação, como a falta de água canalizada na maior parte dos andares.
O lançamento da primeira pedra para a construção do novo edifício foi anunciado pelo ministro Manuel Augusto, embora sem avançar a data exacta, ficando apenas no “em breve”, nem indicar o local para a construção da estrutura.
O ministro afirmou recentemente que o edifício sede da instituição está em condições degradantes. “Há apenas dois andares com água canalizada por iniciativa individual dos sectores que funcionam nestes andares. Isso não é aceitável”
Investimento
O Executivo pretende apostar este ano na diplomacia pela atracção de investimentos para o país e o ministro Manuel Augusto considera “fundamental”, dentro da estratégia do governo a acção externa para atrair investidores privados estrangeiros.
Manuel Augusto afirmou que o Executivo pretende desenvolver o turismo, explorar mercados para a exportação dos nossos produtos, bem como garantir a promoção da imagem de Angola no exterior e dar maior apoio aos angolanos na diáspora.
Mexidas no MIREX
O Presidente da República, João Lourenço, faz, nos próximos dias, movimentações de embaixadores em todos os países onde Angola tem representação diplomática.
As movimentações, de acordo com o ministro Manuel Augusto, acontecem no quadro da reestruturação em curso do Ministério das Relações Exteriores.
O ministro anunciou ainda a elaboração de um plano estratégico que passa pelo encerramento de algumas embaixadas e abertura de outras, além da implementação de um novo modelo de representação regional.
“Não vamos fechar por fechar, mas vamos ajustar os interesses de Angola com a nossa representação diplomática”, garantiu.