0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Mundial2022: Vários protestos em Paris contra a competição no Qatar

Data:

Uma série de protestos contra o Campeonato do Mundo de 2022 de futebol agitaram Paris este domingo, onde os manifestantes criticaram a FIFA por ter escolhido o Qatar para acolher a 22.ª edição do torneio.

Ao início da tarde, um grupo de ativistas ergueu uma placa com 16 metros de comprimento e quatro de altura, com o lema ‘A FIFA mata. Campeonato do Mundo 2022: 6 500 mortos’, durante alguns minutos na Pont des Arts, uma das mais famosas pontes sobre o rio Sena.

A iniciativa foi atribuída ao grupo francês ‘Les Dégommeuses’, que se apresenta como uma equipa de futebol composta sobretudo por lésbicas e transexuais que têm como objetivo lutar contra as discriminações no desporto e no futebol em particular.

Depois, os grupos ‘Le noise qui court’, “Carton rouge Qatar” e ‘Fridays for future’ foram à Praça da República de Paris e escalaram a estátua feminina que simboliza a República Francesa, vestindo-a com uma camisa com a frase ‘Qatar está cheio de morte’, colocando na base da estátua uma tarja multicolorida, em homenagem aos coletivos LGBTQ+.

Na mesma zona foram colocadas várias bolas de futebol pintadas, que pretendem invocar as vidas perdidas na construção das instalações que recebem o Mundial2022, com os ativistas a exibirem cartões vermelhos em protesto contra o evento da FIFA.

Desde que foi escolhido pela FIFA para organizar o evento, em 2010, o Qatar tem sido alvo de fortes críticas, que se intensificaram à medida que se aproximou o início do evento, em particular sobre os direitos dos trabalhadores migrantes ou pessoas LGBTQ+.

No sábado, o líder da entidade que rege o futebol mundial, Gianni Infantino, condenou a “hipocrisia” das críticas ocidentais ao Mundial2022, principalmente em nome dos direitos humanos, elogiando antes os “avanços” alcançados pelo país nessa área nos últimos anos.

O Mundial 2022 arrancou hoje em Doha, com o jogo entre o anfitriã Qatar e o Equador, para o Grupo A, e prolonga-se até 18 de dezembro.

Noticias ao minuto

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...