A Obra a ser lançada no dia 09 deste mês, em Lisboa, é da autoria de Mwana Afrika e traz, nas suas páginas, o continente berço como um tesouro que o mundo precisa de redescobrir. Apadrinhado pelo músico Bonga Kwenda, livro é parte de uma colectânea que a jornalista pretende distribuir gratuitamente em Angola.
A jornalista e pesquisadora angolana Sandra Elisabeth Quiala, popularmente conhecida como “Mwana Afrika”, vai estrear-se na literatura com uma colectânea de livros denominada “Por Exemplo”, cuja primeira obra, com o título de capa “Por Exemplo – o que a história ainda não contou”, será apresentada no próximo dia 09 de Abril, em Lisboa (Portugal).
O livro, segundo a sinopse, “reflecte sobre uma África, ou melhor, várias Áfricas como tesouro(s), que o mundo precisa “redescobrir”.
Segundo a apresentadora, à semelhança do magazine “Mwana Afrika – Oficina Cultural”, programa que apresentou durante o período em que esteve ao serviço da RTP – África e da Televisão Pública de Angola (TPA), a obra dá continuidade, mesmo sem o poder do vídeo, ao seu meritório esforço de divulgação da alma africana.
“Ao abrirmos este livro, “Por Exemplo – o que a História ainda não contou”, entramos num vasto repositório da Cultura, Ciência, Etnografia, Filosofia, Artes, Tradições e Figuras Históricas do Continente-Berço da Humanidade e, tal como entrámos,fechamos a última página, deslumbrados com tamanha profusão de informação compendiada numa pequena brochura”, escreve o escritorJosé Luís Mendonça, no prefácio.
A autora sublinha que os valores arrecadados com a venda do livro serão canalizados para a impressão de mais cópias para a distribuição gratuita nas várias escolas e bibliotecas por Angola.
“Queremos que as empresas e outras instituições se juntem a nós, para juntos concretizarmos o plano de distribuição gratuita desta série de livros de grande impacto social, cultural e académico, podendo, assim, adicionar um pedaço importante ao puzzle do desenvolvimento africano”, explicou Mwana Afrika.