- Starbucks,
- Dangote Group
- e Zara têm uma coisa em comum: a integração vertical.
Estão todos integrados verticalmente. A integração vertical é um modelo de negócios que controla o processo da cadeia de suprimentos, desde a fabricação até as vendas.
O modelo de integração vertical da Starbucks permitiu que a cadeia de café mantivesse uma participação de mercado de 10,1% . A empresa poderia obter eticamente 99% de seus grãos arábica gerindo a sua própria cadeia de suprimentos.
A Zara opera um modelo de integração vertical que inclui design, fabricação, marketing e vendas. Como resultado, a Zara pode atender às demandas dos consumidores em um curto espaço de tempo e responder rapidamente às demandas do mercado.
Uma pesquisa da McKinsey revelou que as empresas em África que se integram verticalmente têm uma chance maior de superar os desafios de negócios. As empresas podem se integrar verticalmente de três maneiras – para frente, para trás ou equilibrada.
- A integração reversa acontece quando uma empresa estabelece uma nova empresa ou adquire outra empresa para obter o controle do processo de produção. Por exemplo, você está integrado para trás se for dono de uma cadeia de fast-food e produzir as matérias-primas que usa.
- A integração para a frente envolve assumir o controlo da distribuição de uma empresa ou aspecto de retalho. Quando as empresas se integram, elas assumem um papel mais voltado para o cliente. Por exemplo, a linha de moda Zara vende directamente ao público por meio das suas lojas de retalho.
- As empresas também podem escolher uma abordagem de integração equilibrada — uma mistura de integração para frente e para trás. Por exemplo, a Starbucks está envolvida no cultivo de grãos de café, no processo de torrefação e controla a cadeia de distribuição no retalho.
Integração vertical em África
Muitas empresas adoptaram o modelo de integração vertical para manter a qualidade, o tempo e os custos sob controlo no mercado africano. Por exemplo, a SABMiller tem operações de fabricação de cerveja, refrigerantes e engarrafamento. Os produtores de cimento Dangote do Grupo Dangote criaram uma empresa de ensacamento.
A Dangote Cement se beneficiou da sua política de integração retrógrada. A integração reduziu significativamente a relação custo-receita e contribuiu para a participação de mercado de 45% da Dangote Cement na África Subsaariana.
Minha empresa, AfricaWorks, é uma operadora de coworking, mas tivemos que nos integrar com a Haussmann Africa (agora AfricaWorks Studios) para lidar com designe, gestão de projectos, gestão de custos e adaptação para controlar qualidade, tempo e preços.
Reduzimos nossos riscos de abastecimento integrando verticalmente, evitando futuros choques de abastecimento. Como resultado, entregámos resultados de alta qualidade a um preço acessível, usando apenas materiais e acabamentos da melhor qualidade, designe refinado, móveis e acessórios premium.
Por meio da integração vertical, conseguimos abrir o dobro de espaços AfricaWorks em várias cidades de África num curto espaço de tempo. A integração vertical nos permitiu reduzir nosso custo de capital por estação de trabalho para 50% menor do que nossos concorrentes.
É bom ter em mente que a integração vertical pode ser arriscada. A estratégia pode ser intensiva em capital e as empresas correm o risco de se espalhar muito pouco.
Avalie os riscos
A integração vertical é boa para empresas que sofrem com mercados de abastecimento instáveis ou erráticos, que podem resultar de grandes flutuações de preços ou escassez de matérias-primas.
Por exemplo, a Nutella se integrou verticalmente e, ao fazê-lo, adquiriu 25% da oferta mundial de avelãs . Assim como a Nutella, a integração vertical dá às empresas uma chance de enfrentar obstáculos no caminho.
Mas antes de integrar, você deve avaliar e comparar cuidadosamente a volatilidade histórica dos preços, outras causas e os impactos futuros da oferta instável.
Em última análise, a integração vertical permite que uma empresa obtenha maiores economias de escala. Ao integrar bidirecionalmente na cadeia de suprimentos, as empresas podem minimizar os custos enquanto aumentam a produção. Isso aumenta a oferta, reduz os custos fixos e variáveis por unidade e melhora o apelo do consumidor.