A parceria com o Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos no valor de 907 milhões de dólares promete gerar 500 megawats de energia renovável e 1600 postos de trabalho em Angola.
O Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) atribuiu à Omatapalo, juntamente com o Ministério das Finanças de Angola, a SunAfrica e o ING Bank LLC., o prémio “Negócio do Ano” durante a sua Conferência Anual.
Trata-se de um reconhecimento pela parceria firmada em junho deste ano em que a EXIM aprovou uma transação de 907 milhões de dólares, a maior da história do banco, para apoiar a construção de duas centrais elétricas de energia solar em Angola. O consórcio Omatapalo/SunAfrica irá gerar mais de 500 megawats de energia renovável e promover 1600 empregos locais.
“Com o apoio da EXIM, a Omatapalo executará o objectivo do governo angolano de aumentar estes serviços básicos para milhões dos seus cidadãos”, referiu Pedro Santos, PCA e CEO da empresa que recebeu o prémio em conjunto com Agostinho Van-Dúnem, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos EUA, em representação do Ministério das Finanças.
Para Adam Cortese, CEO da SunAfrica, esta “é uma prova do poder de colaboração entre o governo dos Estados Unidos e as empresas do sector privado, particularmente no que diz respeito às pequenas empresas dos Estados Unidos de competir com concorrentes estrangeiros activos no sector energético”.
Forbes