O Conselho Provincial Benguela da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) vai eleger, em Novembro, o novo presidente para o triénio 2022/2025. A informação foi prestada ontem à imprensa pelo porta-voz da Comissão Eleitoral.
O advogado Chipilica Eduardo, avançou igualmente que o calendário eleitoral foi submetido ao Conselho Nacional da OAA e obedeceu a todo o instrutivo central, que aprovou a realização do evento. Foram recepcionadas três candidaturas, apresentadas até 14 do corrente mês, tempo suficiente que permitiu apreciar melhor os aspectos estruturantes e administrativos das mesmas.
Até 16 de Outubro, esclareceu, deu-se por concluída a análise e avaliação das candidaturas, sendo que estão em conformidade com os instrutivos estabelecidos no regulamento.
O porta-voz da Comissão Eleitoral referiu também que os candidatos tiveram 20 dias para desenvolver as suas campanhas, sendo este um passo importante que demonstra clareza e nível de organização acentuado, para que a 18 de Novembro se dê a conhecer à sociedade o novo Conselho da OAA em Benguela.
Por outro lado, lembrou que a divulgação dos cadernos eleitorais aconteceu a 19 de Outubro e o voto por correspondência decorre até 17 de Novembro do ano em curso.
O Conselho Provincial da OAA que agora cessou o mandato, foi liderado por Valdino Sima. Conta com mais de 100 advogados efectivos e perto de 200 advogados estagiários em plena actividade.
JA