No Zimbabué, o vencimento médio é €292. Mas por estas imagens de socialites e empresários, não parece.
No ano passado, muitas pessoas não receberam os seus salários, além de terem de viver com uma hiperinflação.
O vencimento médio é de €292, segundo o site Numbeo, 19 vezes mais baixo que nos países vizinhos Zâmbia, Botswana e África do Sul.
Mas passando pelos perfis de Instagram dos filhos dos políticos que trabalharam com o demissionário R. Mugabe, a ideia que passa não é essa, de todo.
Comecemos por Vanessa Chironga. O seu pai é o empresário do ramo imobiliário e político Philip Chiyangwa, considerado um “sobrinho” de Mugabe.
Nas suas imagens, não faltam jóias Os próprios filhos de Mugabe, Robert Mugabe Jr. de 25 anos e Chatunga, de 21, também originaram polémica.
Robert Jr. tem um Batmobile. Sim, leu bem: causou furor ao chegar à universidade, no Dubai, neste veículo.
Já Chatunga é conhecido por ter despejado champanhe em cima de um relógio Rolex, numa noite de festa. O vídeo foi por ele partilhado nas redes sociais.
Sidney Hambira é o director técnico da Sidal Engineering. O perfil do seu filho, com o mesmo nome, mostra um estilo de vida luxuoso: relógios caros, jactos privados, ou passeios de helicóptero estão lá documentados.
Genius Kadungure é um empresário de 33 anos. Fundou uma empresa de energia, a Pioneer Gases. É célebre pelas festas loucas que organiza.