Investimento turco em Angola expande para energia após fórum em Istambul

Data:

Trocas com os países africanos estagnaram até 2005, quando a Turquia “declarou a importância de África” nas relações comerciais com o exterior, virou “nova página” e abriu embaixadas em 38 países africanos, lembrou Recep Erdogan. Trocas comerciais com Angola recuperam após queda em 2019.

Com investimentos nos sectores mineiro, alimentos e bebidas, educação e construção civil dispersos por 5 províncias, a Turquia pretende expandir o seu leque de interesses em Angola e apostar em projectos de electricidade, confirmou ao Expansão Mustafa Öz, conselheiro comercial da Embaixada da Turquia em Luanda, no final do IV Fórum Económico e Empresarial Turquia-África (TABEF), que juntou em Istambul, nos dias 12 e 13 de Outubro, perto de 4.000 líderes políticos e empresariais turcos e de 49 países africanos

Apesar de a delegação angolana contar apenas com 11 participantes, entre empresários e diplomatas, o IV TABEF lançou as bases para novos investimentos e negócios, como contou Sérgio Conceição, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola & Turquia (CCIAT).

A Embaixada da Turquia e a CCIAT endereçaram convites a dezenas de empresários, mas por sobreposição de agenda e falta de margem nos orçamentos anuais, a esmagadora maioria declinou o convite, explicou Conceição, que, no entanto, avalia positivamente a presença do país no IV TABEF, evento organizado pelo Conselho de Relações Externas turco, em coordenação com o Ministério do Comércio e a União Africana.

“Não pensávamos que a recepção fosse tão boa, levámos pequenas amostras de madeira e houve grande interesse da parte de empresários turcos”, acrescentou o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Angola & Turquia, notando que o país tem uma boa oportunidade para atrair investidores turcos da área da indústria de transformação e mobiliário.

A madeira em toro é um dos produtos que Angola vende à Turquia, com as vendas de Iroko a valer 5% das exportações angolanos nas trocas comerciais nos primeiros oito meses do ano. Mas o grosso das exportações são de farinha de trigo e derivados (77%), farinha de milho e derivados (10%) e gasolina para aviões (6%). Nas importações da Turquia para Angola sobressai a maquinaria e equipamentos para agricultura e pecuária, matérias-primas para o sector agrícola e barcos de pesca.

As trocas comerciais bilaterais têm vindo a sofrer oscilações, desde 2015, registando-se uma recuperação, para 309,4 milhões USD em 2022, após uma queda em 2019. A balança pende para a Turquia, com 298,3 milhões USD de exportações para Angola em 2022, tendo as vendas angolanas para a Turquia ficado pelos 11,1 milhões USD.

A aposta em África mede-se pelos números. O volume do comércio da Turquia com o continente aumentou 30 vezes, nos últimos 20 anos, passando de 1,35 mil milhões USD em 2003 para 40,7 mil milhões em 2022. As exportações para os países africanos recuperaram o ímpeto e atingiram os 23,6 mil milhões em 2022. Já as importações da Turquia de África ficaram-se pelos 9,5 mil milhões USD em 2022, desequilibrando a balança

Nestas duas décadas, as empresas de construção da Turquia concluíram 1.864 grandes projectos de construção e de infra-estruturas no continente, avaliados em 85 mil milhões USD, revelou o ministro do Comércio turco, Ömer Bolat. E a Turkish Airlines passou a voar para 62 destinos africanos, facilitando as trocas comerciais.

Expansão

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Entenda AGORA por que a Taylor Swift é um modelo para empreendedores

Tens um modelo? Muitos proprietários de empresas podem apontar...

Conheça AGORA os países africanos com mais bilionários em 2024

O boom dos multimilionários africanos é um momento decisivo...

Fundador da Netflix investe em startup africana de irrigação solar

O cofundador da Netflix, Reed Hastings, e o ex-CEO da Alphabet, Eric...

Conheça a mulher que se tornou primeira-dama em dois países diferentes

Samora sente-se privilegiada por ter partilhado a sua vida...