O Presidente da República, João Lourenço, aprovou hoje (segunda-feira), por despacho, o acordo de financiamento a celebrar entre a República de Angola e o Banco Mundial (BM), no valor global de cento e dez milhões de dólares norte-americanos.
O valor destina-se à “cobertura do Projecto de Fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde”, refere a Casa Civil do Presidente da República em nota de imprensa.
O Chefe de Estado delegou no ministro das Finanças poderes para proceder à assinatura do referido Acordo, que vai permitir melhorar o desempenho de aproximadamente trezentos estabelecimentos de cuidados primários de saúde.
Os referidos estabelecimentos estão repartidos por postos de saúde, centros de saúde e hospitais municipais, localizados em vinte e um municípios do país.
O projecto, prossegue o documento a que a Angop teve acesso, beneficiará mulheres em idade reprodutiva e crianças menores de cinco anos, em 21 municípios de um conjunto de sete províncias angolanas.
Trata-se das províncias de Luanda, Bengo, Lunda Norte, Moxico, Malanje, Uíge e Cuando Cubango.
Os municípios contemplados são designadamente Icolo e Bengo (Luanda), Ambriz e Dande (Bengo), Chitato, Cambulo, Cuango e Lucapa (Lunda Norte), Camanongue, Luau e Luena (Moxico), bem como Cacuso, Calandula, Malanje e Caculama (Malanje).
A lista prossegue com Maquela do Zombo, Negage, Uíge e Sanza Pombo (Uíge) e finalmente Cuito Cuanavale, Mavinga e Menongue (Cuando Cubango).