Está marcado para hoje, quarta-feira, as 10 horas, uma marcha de protesto que poderá culminar com a concentração de juizes e procuradores junto do tribunal de comarca sede, o Tribunal Provincial de Luanda , Dona Ana Joaquina, para um protesto silencioso.
Juízes e Procuradores, concentram-se hoje junto ao Tribunal Dona Ana Joaquina, em Luanda, para um protesto silencioso que visa reclamar por melhores condições de trabalho e de salário.
Segundo se apurou junto da Associacão dos juizes de Angola, há muito que os magistrados queixam-se da falta de condições de trabalho nos tribunais, de meios materiais e de dificuldades de transporte.
Sgundo a Associacão dos Juizes de Angola, as condições atuais da justiça não permitem o desempenho normal das funções dos tribunais, pelo que referiu, “o protesto desta quarta-feira tem como objetivo chamar a atenção para as condições atuais da justiça”Disse.
O anúncio dos protestos dos Juizes e Procuradores, marcado para esta quarta-feira, acontece numa altura, em que a justiça atravessa crise institucional, com suspeitas envolvendo nomes de Juizes de Tribunais Superiores, como o do Tribunal Supremo, Joel Leonardo.
De recordar, que a Procuradoria Geral da República constituiu arguida, nesta terça-feira , de acordo com o comunicado tornado público, a juíza conselheira, presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, por suspeitas de crimes de peculato, extorsão e corrupção.
ANGOP