0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Professores do ensino superior em greve por tempo indeterminado

Data:

Continua o “braço-de-ferro” entre o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola (SINPES) e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), por não se ter resolvido ainda os pontos relacionados a “salários condignos” e seguros de saúde dos docentes e não docentes.

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola (SINPES) decretou esta semana, uma greve geral por tempo indeterminado pelo facto de o Governo não dar resposta a dois dos cinco pontos do caderno reivindicativo, nomeadamente, os “salários condignos” e seguros de saúde.

De acordo com Eduardo Peres Alberto, secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola (SINPES), o sindicato não teve outra opção se não avançar com a greve depois do silêncio do Governo.

“O secretariado nacional concedeu uma moratória até o dia 24 de Fevereiro, aguardando algumas manifestação do Governo e como não aconteceu decretamos a greve nacional por tempo indeterminado”, disse.

Do lado do Ministério do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, fez saber que os dois pontos são questões que transcendem a tutela e que todos esperam que a situação seja resolvida.

Dos cinco pontos do caderno reivindicativo apresentado pelo SINPES, três ficaram resolvidos, nomeadamente: verbas de apoio às instituições, a criação de fundos para a investigação científica e a formação contínua dos professores, mas o “salário condigno” e o seguro de saúde continuam a ser as questões que mantém o “braço-de-ferro” entre SINPES e o MESCTI.

Com o início da greve, deixam de frequentar as aulas mais de 124 mil estudantes.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...