0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Putin garante entrega de cereais aos países mais necessitados de África

Data:

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu entregar cereais a África, se o acordo de exportação ucraniano não for continuado dentro de dois meses, na sequência da prorrogação anunciada no sábado pelo seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

“Se finalmente decidirmos não prolongar este acordo em 60 dias, então estamos prontos a entregar gratuitamente da Rússia todo o volume que tem sido destinado aos países mais necessitados de África nos últimos tempos”, disse num discurso perante dirigentes africanos, em Moscovo.

E acrescentou que a Rússia estava “a cumprir conscienciosamente todas as suas obrigações, tanto no fornecimento de alimentos, fertilizantes, combustível e outros produtos críticos aos Estados do continente, ajudando assim a garantir a sua segurança alimentar e energética”.

Repetiu, mais uma vez, as suas críticas aos europeus acusando-os de açambarcarem cereais à saída dos portos ucranianos.

“Apenas três milhões de toneladas de cereais foram enviadas para África e 1,3 milhões para os países mais pobres de África”, disse, em comparação com os “12 milhões de toneladas enviadas da Rússia” para o continente.

O presidente russo disse no seu discurso que Moscovo “decidiria sobre a sua futura participação” no negócio de cereais, que foi prolongado no sábado até 18 de Maio, apenas se “uma implementação justa e completa” do mesmo fosse “assegurada”.

No início do dia de ontem, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo tinha condicionado a continuação de Moscovo do acordo, entre outras coisas, “à reconexão” do Rosselkhozbank ao sistema de pagamentos internacionais Swift, “à abolição das restrições aos seguros e resseguros” de navios e “À libertação de activos e contas estrangeiras de empresas russas associadas à produção e transporte de alimentos e fertilizantes”.

“Sem progressos no cumprimento destes requisitos (…) a nossa participação será suspensa”, advertiu o ministério russo.

Na forma actual, “o acordo continuará a funcionar durante os próximos dois meses dentro dos parâmetros existentes, sem quaisquer alterações nos portos em causa”, afirmou na declaração.
JA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...