0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Refinaria de Cabinda pronta para arrancar até ao final do ano

Data:

A nova refinaria de petróleo bruto de Cabinda, em Angola , deve iniciar AS suas operações ainda este ano, com a meta de atingir a produção total de 30.000 barris por dia até Julho do ano que vem.

      • A refinaria é crucial para reduzir a dependência de Angola de produtos refinados importados
      • A primeira fase incluirá unidade de destilação de petróleo bruto, dessalinizador e infraestrutura.

A nova refinaria de petróleo bruto de Cabinda, em Angola , deve iniciar as suas operações ainda este ano, com a meta de atingir a produção total de 30.000 barris por dia até Julho do ano que vem, de acordo com o presidente-executivo Marcelo Hofke.

Quase dois terços da construção estão concluídos, tornando Cabinda a mais avançada das três refinarias planeadas, informou a Reuters .

Essas novas instalações, incluindo uma planta modernizada apoiada pela Eni em Luanda, são cruciais para que o segundo maior produtor de petróleo da África Subsaariana reduza a sua dependência de produtos refinados importados para consumo interno.

“A ideia é começar o comissionamento até o final deste ano… e queremos atingir a produção total até o final de julho”, disse Hofke.

A primeira fase da refinaria de Cabinda incluirá uma unidade de destilação de petróleo bruto (CDU), dessalinizador, unidade de tratamento de querosene e infraestrutura auxiliar, bem como um sistema de ancoragem de flutuação convencional, oleodutos e um terminal de armazenamento de mais de 1,2 milhão de barris.

A primeira fase de US$ 473 milhões da refinaria modular produzirá nafta, combustível de aviação, diesel e óleo combustível pesado (HFO). Nafta e HFO serão exportados, pois Angola tem demanda doméstica limitada por esses produtos.

A primeira fase da instalação incluirá uma unidade de destilação de petróleo bruto (CDU), dessalinizador, unidade de tratamento de querosene e infraestrutura auxiliar, bem como um sistema de ancoragem de flutuação convencional, oleodutos e um terminal de armazenamento de mais de 1,2 milhão de barris.

Espera-se também que ela satisfaça cerca de 10% da demanda total de Angola por produtos petrolíferos refinados, aumentando para 20% com a Fase 2. Após a conclusão da segunda fase, que aumentará a produção para 60.000 barris por dia, a participação de mercado da refinaria deverá dobrar.

A engenharia da segunda fase deverá começar assim que o comissionamento for concluído, no final deste ano, de acordo com Felipe Berliner, diretor de investimentos do grupo Gemcorp Holdings.

Junto com outra CDU, a Fase 2 do projecto adicionará unidades para reforma catalítica, hidrotratamento e craqueamento catalítico, o que transformará o local em uma refinaria de conversão completa.

A Gemcorp detém uma participação de 90% na refinaria de Cabinda, enquanto as ações restantes são de propriedade da empresa estatal Sonangol.

Berliner observou que os bancos envolvidos no financiamento da primeira fase estão ansiosos para apoiar a segunda fase, que está projetada para levar o investimento total a US$ 1 bilhão. Os principais financiadores iniciais incluem a Africa Finance Corporation e o African Export-Import Bank.

Berliner expressou confiança de que a refinaria de Cabinda poderia exceder sua capacidade planejada de 60.000 barris por dia, potencialmente atingindo 90.000 a 120.000 barris por dia no mesmo local.

BIA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...

Músico Sean ‘Diddy’ Combs é preso sob várias acusações

O músico norte-americano Sean “Diddy” Combs foi preso nesta...

Custo do iPhone 16 vs salário mínimo em 10 países africanos

A pré-encomenda começou na passada, sexta-feira, 13 de Setembro...

Apple perde 100 biliões de dólares com queda de acções

As acções caíram 3% no meio da tarde, eliminando...