As reservas internacionais de Angola encerraram o mês de Janeiro de 2023 no valor de 14,1 mil milhões de dólares, de acordo com as Estatísticas divulgadas pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
De acordo com os dados publicados pelo BNA, o valor registado em Janeiro deste ano representa um aumento de 5% quando comparado com o registado em Janeiro do ano passado.
As reservas internacionais abriram o ano de 2023 no valor de 14,5 mil milhões de dólares, durante o mês em referência registaram-se várias oscilações até atingir o valor de 14,1 mil milhões de dólares.
De acordo com o Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, na última reunião do Comité de Política Monetária (CPM), as reservas internacionais em 2022, situaram-se em 14,48 mil milhões de dólares norte-americanos, o que corresponde a uma cobertura de cerca de 6 meses de importações de bens e serviços.
Reservas internacionais em 2022
Segundo os números do banco central, as reservas internacionais em Janeiro de 2022 estavam fixadas em 13,4 mil milhões de dólares tendo-se assistido a três sucessivos aumentos nos meses de Fevereiro 14,3 mil milhões de dólares, Março 14,4 mil milhões de dólares e Abril 15,3 mil milhões de dólares. O valor correspondente ao mês de Abril foi o mais alto desde o início do ano de 2022.
Em Maio, as reservas caíram em cerca de 2% para 15,1 mil milhões de dólares, a redução assistiu-se até ao mês de Julho quando se fixaram nos 13,7 mil milhões de dólares, novo aumento foi verificado em Agosto para 13,8 mil milhões de dólares.
Por sua vez, em Setembro do ano passado as reservas se fixaram nos 13,6 mil milhões do dólares, em Outubro 13,4 mil milhões de dólares, já em Novembro estiveram na ordem dos 13,8 mil milhões de dólares, tendo encerrado o ano no valor de 14,5 mil milhões de dólares.
Economia e mercado