0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

“Saída de Angola da OPEP poderá trazer mais divisas para o país”, defende economista

Data:

Angola saiu da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A informação foi avançada na tarde desta quinta-feira, 21, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

A decisão foi anunciada numa altura em que decorria a reunião do Conselho de Ministros, sob orientação do Presidente João Lourenço.

Com a entrada de Angola, a OPEP pretendia aumentar o controlo das reservas mundiais de petróleo. Angola tornou-se o 12º membro do cartel do petróleo mundial. No fim de 2006, o país produzia 1,4 milhões de barris diários.

O economista Yuri Kixina considerou que Angola não devia fazer parte da organização dos países exportadores de petróleo por não possuir investimentos para tal. Para o especialista, com a entrada de Angola na OPEP a produção nacional caiu.

No início deste mês, o governador de Angola na OPEP, Estevão Pedro, anunciou que Luanda rejeitou a quota atribuída pelo cartel, que previa uma redução, e que Angola iria manter a meta de 1 180 mil barris por dia para 2024.

Yuri Kixina entende que a decisão tomada pela OPEP, demonstra que Angola não possui capacidade de alcançar a meta desejada.

Por sua vez, o economista José Macuva acredita que depois da saída de Angola da OPEP, o país estará a depender da variação dos preços do petróleo a nível internacional sem depender de outros países.

“Esta medida poderá trazer mais divisas para o país”, acredita.

ANGOP

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

LinkedIn como canal de vendas: 7 tipos de publicações que convertem seguidores em clientes pagantes

As publicações no LinkedIn podem ser mais do que...

Kagame exonera primeiro-ministro e reestrutura todo governo

O Presidente ruandês, Paul Kagame, exonerou esta quarta-feira o...

A especulação sobre a aquisição da BP estremece mercado global

A gigante petrolífera BP (British Petroleum) está novamente no...