O presidente da Unita, Isaías Samakuva, há 16 anos na liderança do galo negro anunciou a sua recandidatura à liderança do partido, no XIII congresso que se realiza entre os dias 13 e 15 de Novembro deste ano.
Segundo o Jornal de Angola, a informação foi avançada pelo próprio Isaías Samakuva durante a 10ª reunião ordinária do Comité Permanente da Comissão Política do partido, realizada na segunda-feira, em Luanda.
Isaías Samakuva, que se encontra na liderança da Unita desde 2003, reafirmara, publicamente, nos últimos meses, que não seria novamente candidato.
A decisão de Samakuva não surpreende a muitos analistas, sobretudo pelas manifestações de apoio sentidas em alguns círculos do partido e pelo silêncio a que se remeteu depois disso. “Se na verdade ele quisesse mesmo deixar a liderança da UNITA já o teria dito há muito tempo”, considera um analista.
Durante a 10ª reunião ordinária do Comité Permanente da Comissão Política da Unita foi apreciada a composição das comissões de trabalho com vista o congresso do partido.
Fonte da Unita contactada pelo Jornal de Angola não avançou a composição das referidas comissões.
Além da eleição da nova direcção do partido (presidente e Comissão Política), o XIII Congresso Ordinário da UNITA vai avaliar, também, a linha político-ideológica do partido, aprovar a estratégia e seus objectivos, bem como efectuar a revisão dos estatutos.