O primeiro satélite angolano, Angosat-1 passou ontem, quinta-feira (16), pelo aeroporto internacional do Sheremetyevo, Mocovo, e chegou ao cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, onde de acordo com a imprensa russa está previsto para ser lançado à órbita no próximo dia 07 de dezembro.
De acordo com a mesma informação, o lançamento do satélite que foi construído por um consórcio estatal russo, acontecerá no dia 7 de dezembro, feito com recurso ao foguete ucraniano Zenit-3SLB, envolvendo ainda a Roscosmos, empresa estatal espacial da Rússia.
A partir de hoje serão feito os últimos acertos tecnicos para poder entao ser lançado na data preconizada.
O lançamento tem sido sucessivamente adiado e chegou antes a estar previsto para setembro último.
A construção do satélite, que vai reforçar as comunicações nacionais e internacionais, arrancou a 19 de novembro de 2013, cerca de 12 anos depois de iniciado o processo.
Essa construção deveria prolongar-se por 36 meses, calendário que o Governo angolano garantiu anteriormente estar a ser cumprido integralmente.
O AngoSat-1 vai disponibilizar serviços de telecomunicações, televisão, internet e governo eletrónico, devendo permanecer em órbita “na melhor das hipóteses” durante 18 anos.
AR