O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se esta sexta-feira à cidade de Ondjiva, província do Cunene (Sul de Angola), para uma visita de trabalho de dois dias.
De acordo com o secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, no primeiro dia da visita, a agenda do Chefe de Estado angolano inclui um encontro com os governadores do Cunene, do Cuando Cubango, da Huíla e do Namibe, províncias atingidas pela seca.
Nesse dia, também estão previstas audiências a representantes das autoridades religiosas, tradicionais, dos empresários e do Conselho Provincial da Juventude.
No sábado, o Titular do Poder Executivo vai constatar o nível de execução da construção de canais, condutas, chimpacas e de outras estruturas, pelo Governo, que visam dar resposta ao problema da seca cíclica naquela região do país.
A visita de trabalho do Presidente termina sábado, regressando à capital do país no período da tarde.
João Lourenço esteve no Cunene em Maio de 2019, na altura atingido por uma seca severa, com mais de 200 mil famílias a necessitar de ajuda de emergência para garantirem a subsistência alimentar. Antes, visitou localidades afectadas pela estiagem na província do Namibe.
Após constatar as necessidades da região, o Executivo angolano iniciou a implementação de um programa de emergência de apoio às populações, para fazer face à seca.
Angop