O base-extremo Jacques da Conceição, os extremos Zé António e o extremo-poste Aboubakar Gakou são as principais ausências.
A opção é técnica e visa levar a selecção nacional de basquetebol para a segunda “janela” de apuramento ao Afrobasket2021, a disputar-se de 19 a 21 deste mês em Yaoundé, Camarões.
Os três jogadores fizeram parte dos 12 que disputaram a primeira “janela”, no Rwanda.
Sendo que Aboubakar foi o jogador mais utilizado e o quarto melhor marcador do cinco nacional, na prova que decorreu em Novembro de 2020.
Outras ausências justificadas são as de Sílvio de Sousa, impossibilitado de sair dos Estados Unidos fruto do processo jurídico que decorre contra si, e Yanick Moreira que mostrou-se indisponível.
A competição deverá marcar a estreia do poste, de 21 anos de idade, Jilson Bango, que actua no 1.º de Agosto.
A selecção nacional, segunda colocada com cinco pontos, seguiu às 17 horas desta quarta-feira para o local da competição, onde vai defrontar o Senegal (1º/6 pontos), Quénia (3º/4 pontos) e Moçambique (4º/3 pontos), para o grupo B.
O torneio qualificativo vai decorrer em Yaoundé (Camarões), de 19 a 21 deste mês.
Eis os seleccionados:
Childe Dundão, Melvy da Silva, Leonel Paulo, Alexandre Jungo, Pedro Bastos, Gerson Domingos, Gerson Lukeny, Jone Pedro, Jilson Bango, Valdelicio Joaquim, Gildo Santos e Carlos Morais.
Calendário da selecção angolana:
Dia 19 – Angola X Moçambique (20h)
Dia 20 – Angola X Quénia (14h)
Dia 21 – Angola X Senegal (20h)
Angop