0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Zona de Comércio africana equivale a 624 mil milhões de dólares

Data:

A Ratificação ao Acordo que cria a Zona de Comércio Livre Tripartida entre o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), a Comunidade da África Oriental (EAC) e a Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) foi aprovada esta quinta-feira, 23,  por unanimidade, com 164 votos.

Um acordo que representa mais de 500 milhões de pessoas (consumidores) e que actualmente equivale a 624 mil milhões de dólares, segundo avançou o ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes.

Segundo comunicado do Parlamento, esta parceria visa estabelecer um quadro legal para o comércio de mercadorias e de serviços entre os Estados-membros, de acordo com as leis e regulamentos em vigor em cada país.

“Com o objectivo de promover o desenvolvimento económico e social da região, a matéria objecto de discussão irá igualmente promover o comércio intra-regional, o fortalecimento dos processos de integração regional e continental e a edificação de uma zona de Comércio Livre Tripartida forte para o benefício dos povos da região”, destaca a Assembleia Nacional.

Este diploma, assinado a 10 de Junho de 2015, no Egipto, consolida as relações existentes entre os Estados membros, eliminando “as barreiras colocadas ao comércio nas três comunidades”.

“A zona de comércio livre é, à luz da estratégia africana, um passo regional necessário para a construção de um mercado continental que fará de África um parceiro respeitável”, reforçou o deputado Marcial Adriano, que falava em representação do Grupo Parlamentar da UNITA.

Pelo Grupo Parlamentar do MPLA, a deputada Suzana de Melo defendeu que “esta ratificação será vantajosa não só para Angola, mas também para o continente”.

ANGOP

 

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...