0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Banca já despediu 1 655 funcionários desde o início da Covid-19

Data:

Desde o início da pandemia da Covid-19 que o sector bancário já “perdeu” 1 655 funcionários, devido à reestruturação do sector no sentido da digitalização mas também ao plano de reestruturação do BPC, responsável pela saída de 61% desse número.

De acordo com os relatórios e contas de 18 instituições bancárias, entre 2019 e 2021 há igualmente uma redução de 227 agências/postos de atendimento.

Do conjunto de instituições bancárias que publicam nos R&C os números de colaboradores e de agências, o Banco de Poupança e Crédito foi o que mais encerrou postos de trabalhos, com um total de 1 014 profissionais, seguido pelo Banco Millennium Atlântico (BMA), que mandou para “casa” um conjunto de 309 colaboradores.

Ao todo, se em 2019 o sector bancário angolano empregava um total de 16 539 colaboradores, até 31 de Dezembro de 2021 mais de 10% desse conjunto perdeu o seu emprego.

Na base deste facto e como admitiram alguns gestores de bancos cujas instituições cortaram o número de colaboradores, estão entre outros a pandemia da Covid-19, os vários processos de reestruturação que ainda se seguem em alguns bancos, que inclui encerramento de agências, redução dos postos de trabalho, e processos disciplinares aplicados por alguns bancos que terminaram em despedimentos.

Cerca de 500 funcionários foram despedidos por suspeitas de crimes. Estes 500 ex-funcionários foram “tramados” pelo sistema de controlo interno implementado pelo conselho de administração que entrou a meio do ano de 2019.

Entre as mais frequentes práticas que levam ao despedimento estão principalmente o desvio de dinheiro de clientes para uma só conta sem que o colaborador depois conseguisse justificar a transacção ao departamento de controlo interno.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...