A presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa, defendeu esta segunda-feira, em Luanda, um sistema de monitoria adequado para a execução inclusiva e activa de todas as Instituições Superiores de Controle da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (ISC’s-CPLP).
Exalgina Gamboa, que discursava na abertura da Reunião Técnica de Planeamento Estratégico da ISC’s-CPLP, que decorre de 17 a 19 do corrente mês, apelou também à necessidade de um sistema de comunicação aberto e eficaz para promover a cooperação técnica, o intercâmbio de conhecimento e a formação especializada entre as instituições da mesma organização.
“Estamos expectantes que desta reunião sairão as linhas orientadoras para maior cooperação com organizações similares de outras regiões, a reestruturação dos estatutos da ISC’s-CPLP, disse a presidente do Tribunal de Contas.
A criação de Comissões de Trabalho Permanentes de modo a permitir a execução das acções planificadas, o reforço das competências técnicas dos recursos humanos das ISC’s membros e maior partilha de conhecimento, constam entre as expectativas.
Desejou igualmente, que o evento decorra da melhor maneira e contribua para eliminar barreiras, reforce os laços de amizade e cooperação existentes, a irmandade e solidariedade dentro da organização e entre os países da CPLP.
JA