MESCTI altera média de acesso ao mestrado de 14 para 16 valores

Data:

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) alterou a média de acesso ao curso de mestrado de 14 para 16 valores, e mantém a média de 14 valores para o mestre que queira frequentar o doutoramento.

Excepcionalmente, podem ser admitidos licenciados ao curso de mestrado os detentores de um currículo científico, académico e profissional que certifique a capacidade para a habilitação ao grau de doutor, de acordo com o decreto executivo 450/22, que aprova as normas curriculares gerais para os cursos de pós-graduação.

O curso de pós-graduação define-se por mestrado, doutoramento, cursos de pós-graduação profissional sem conferir grau académico, capacitação profissional e especialização.

O curso de mestrado tem uma duração de dois a três anos e o de doutoramento de quatro a cinco anos. A especialização tem a duração mínima de um ano, já os de capacitação profissional têm o formato e duração variáveis, organizado por seminários, estágios entre outros.

Para cada curso deve ser elaborado um regulamento específico, contendo o número de vagas, as condições de inscrição e matrícula, os critérios de admissão dos candidatos, as condições de funcionamento do curso, entre outras. De acordo com a norma, a organização e gestão dos cursos de pós-graduação é uma competência do Departamento de Ensino e Investigação (DEI) de cada instituição de ensino.

Eugénio da Silva, secretário de Estado para o Ensino Superior, explicou que com o documento as instituições de ensino terão de obedecer à unidade de crédito (a quantidade de horas de actividade dos estudantes dedicada à sua formação) e a duração dos cursos”, evidenciou.

Os cursos podem ser organizados num quadro de parceria com entidades públicas e privadas, empresariais, associativas ou administrações públicas nacionais ou estrangeiras e carecem de acreditação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Entenda AGORA por que a Taylor Swift é um modelo para empreendedores

Tens um modelo? Muitos proprietários de empresas podem apontar...

Conheça AGORA os países africanos com mais bilionários em 2024

O boom dos multimilionários africanos é um momento decisivo...

Fundador da Netflix investe em startup africana de irrigação solar

O cofundador da Netflix, Reed Hastings, e o ex-CEO da Alphabet, Eric...

Conheça a mulher que se tornou primeira-dama em dois países diferentes

Samora sente-se privilegiada por ter partilhado a sua vida...