Fernando Alves Simões derrubou, neste Sábado, os níveis de confiança do seu prinicpal “rival” Artur Almeida e Silva neste último pleito eleitoral que o colocou como o novo líder do órgão que dirige o futebol em Angola.
Artur Almeida e Silva que durante um debate na TV Zimbo fez questão de expressar altos níveis de confiança face ao trabalho que vinha realizando a frente da FAF onde se destacam a conquista de confiança para o acesso aos financiamentos da FIFA e os resultados que a selecção de honra tem registado nos últimos tempos.
Todavia, o também empresário foi acusado pelo agora eleito presidente de ter feito uma gestão parcial numa altura que, segundo Simões, deixou de prestar a devida atenção ao futebol feminino.
Por conseguinte, AAeS admitiu a derrota que teve para si um sabor expressivamente amargo atendendo aos elevados níveis de confiança na continuidade, tendo mesmo apontado a possibilidade de ter havido algumas irregularidades durante o sufrágio. Mas, diante dos factos, AAeS rendeu-se a varredura da lista B que o aniquilou do cadeirão da FAF.
Alves Simões torna-se assim no oitavo presidente da Federação Angolana de Futebol – FAF, após derrotar no pleito, realizado no passado Sábado.
O novo presidente da FAF, no seu manifesto eleitoral, abordou a questão da descentralização do futebol bem como na criação da Liga de Futebol de Angola.
Alves Simões pretende dar maior atenção noutros intervenientes do futebol, como o feminino e as classes de árbitros e treinadores no sentido de orientar a FAF numa visão de progresso do futebol nacional.
Os concorrentes Norberto de Castro e Artur Almeida e Silva, este último, que dirigiu o organismo que supervisiona a modalidade no país nos dois mandamentos anteriores.
Nascido no município do Songo, província do Uige, Alves Simões é formado em Engenharia Mecânica e Capacitação em Gestão Desportiva, iniciou a caminhada no desporto como dirigente em 1976, em Cuba, onde estudou, e entre 1982 a 1998 esteve ligado ao 1.° de Agosto.
Após este período, ficou 10 anos a presidir o Interclube de Angola, onde procedeu à construção das principais infraestruturas desportivas do clube, com destaque ao Estádio 22 de Junho e Pavilhão 28 de Fevereiro. Também foi campeão no referido emblema.
No dirigismo, o presidente “Simoní”, também esteve na FAF, como Coordenador das Selecções Nacionais e antes de concorrer e vencer as eleições na Federação Angolana de Futebol, esteve na criação e liderança da ANCAF.
Alves Simões, presidente da FAF, vai trabalhar com os seguintes vogais: Adão Costa, Paulo Magueijo, Carlos Alonso “Kali”, Irene Gonçalves, José Macaia, Manuel Silvestre, Nivaldo Fragoso e Aurélio Soares.