0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Angola assume presidência dos Conselhos Superiores da Justiça da CPLP

Data:

Angola assumiu, esta terça-feira, na cidade da Praia, Cabo Verde, a Presidência dos Conselhos Superiores da Justiça da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), para o Biénio 2023-2025.

A eleição foi feita por unanimidade e a votação por aclamação no último dia dos trabalhos da 1ª Edição da Cimeira dos Conselhos Superiores de Justiça da CPLP que decorreu no arquipélago, nos dias 20 e 21 do corrente,  sob o lema “O impacto das novas tecnologias na organização, formação e gestão judiciária”.

Na ocasião foi subscrita a Carta da Praia sobre a transformação digital dos sistemas judiciários da CPLP, onde constataram que a transformação digital é essencial para o desenvolvimento da comunidade.

Os participantes reconheceram os diferentes graus de maturidade no desenvolvimento, uso e disponibilidade de recursos e soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) dos países membros.

Aprovaram ainda que os direitos existentes “off line” devem ser protegidos também nos ambientes digitais e a especial condição de vulnerabilidade dos excluídos digitais.

A Carta da Praia ressalta  que a transformação digital dos serviços judiciários deve orientar-se pela ampliação do acesso à Justiça e pela promoção de uma sociedade justa, equitativa, inclusiva e segura.

A assistência mútua e cooperação internacional, sublinha o documento, são essenciais para a superação das desigualdades digitais, com vista à disponibilização de serviços judiciários universais, acessíveis e eficientes.

Estabelece como objectivo o comprometimento dos Estados Membros da CPLP a ampliarem a disponibilização dos serviços judiciários em ambientes digitais.

A referida Carta  adopta como princípios orientadores do processo da digitalização dos tribunais, a ampliação do acesso à Justiça, promoção da dignidade humana e segurança jurídica.

Indica que os serviços judiciais devem ser seguros, transparentes, éticos e auditáveis, bem como a virtualidade dos serviços deve ser realizada em função das necessidades e interesses do usuário.

Para a concretização do processo da digitalização dos Tribunais na CPLP, a Carta da Praia estabelece 16 metas, com as tarefas a serem desenvolvidas, previamente definidas, bem como um cronograma para a concretização das 16 metas, por ano, de 2024 até 2034.

TPA

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...