O antigo banqueiro português que chegou à presidência do banco BPP, João Rendeiro foi, esta sexta-feira, encontrado morto na cadeia onde estava detido, na África do Sul, noticiou a CNN e o jornal português PÚBLICO confirmou junto da sua advogada sul-africana.
Ao PÚBLICO, June Marks disse que o ex-banqueiro foi encontrado enforcado e que as autoridades estão a investigar as circunstâncias da morte, uma vez que, supostamente, dividia a cela com cerca de 50 reclusos.
Natasha Ramkissoonn, porta-voz da Procuradoria-Geral da República de África do Sul, também disse que as circunstâncias da morte de João Rendeiro terão de ser apuradas, uma vez que estava à guarda da prisão de Westville.
O ex-banqueiro estava detido, na África do Sul, deste 11 de Dezembro de 2021, fazia esta sexta-feira precisamente seis meses e dois dias.
Antes de as autoridades terem descoberto o seu paradeiro, Rendeiro deu uma entrevista à CNN Portugal e ao jornal Tal e Qual em que garantiu que só voltaria a Portugal se fosse ilibado ou se o Presidente da República o indultasse.
“Como nunca paguei nada a ninguém e não tenho segredos de Estado, sou um poderoso fraco”, afirmava em Novembro passado. E reafirmava aquilo que já tinha escrito numa carta publicada no mesmo jornal: “Liberdade ou morte”.
Na sua primeira audição pela justiça sul-africana, a 14 de Dezembro passado, garantiu aos jornalistas presentes em tribunal que não iria regressar a Portugal.