O Banco Nacional de Angola (BNA) está a disponibilizar ao mercado títulos de dívida pública, da sua carteira em moeda estrangeira, no valor total de 500 milhões USD.
Os primeiros leilões direccionados para a banca, decorreram na plataforma Bloomberg esta quinta e sexta-feira. O stock remanescente será directamente colocado à disposição do público através da plataforma da BODIVA, a partir do dia 7 de Novembro.
De acordo com um comunicadodo do banco central, “os títulos estarão disponíveis até sexta-feira, dia 04 de Novembro, podendo ser negociadas modalidades de pagamento contemplando recursos aplicados em operações de mercado aberto”.
O BNA acrescenta que o pagamento deve ser feito em moeda nacional, o que abre a possibilidade aos bancos de desenvolvimento de novos produtos de gestão de risco cambial para os seus clientes.
As aplicações em títulos da dívida ou do tesouro em moeda estrangeira ou indexados, têm funcionado como uma solução contra as alterações na taxa de câmbio, sobretudo para contornar uma eventual desvalorização do Kwanza e o seu impacto directo nas contas das empresas. É também uma forma de captar poupança e uma oportunidade para quem tem capital disponível para investir, já que as taxas de juro associadas são bastante competitivas.
Só em 2022, Angola gastou 3,5 biliões de kwanzas com o serviço da dívida interna e externa do País, afirmou no final de Outubro o director da Unidade de Gestão da Dívida do Ministério das Finanças. Do montante já gasto este ano com o serviço da dívida, 1,8 biliões de kwanzas foram para a dívida interna e 1,7 biliões de kwanzas para a dívida externa.
Expansão