A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) registou desde 1 até 26 de deste mês, um total de 417 negócios de Títulos estimados em 120,1 mil milhões de kwanzas.
De acordo com o boletim de mercado da entidade, o Banco Millennium Atlântico com mais de 13 mil milhões de kwanzas lidera a lista de negócios internos registados, seguido do Banco Angolano de Investimentos (BAI) com 9,5 mil milhões e o BFA com 6,8 mil milhões de kwanzas, respectivamente.
Os títulos com vencimento para 2024 surgem com um valor de 27,9 mil milhões de kwanzas.
Para compra e venda de títulos, os interessados precisam estar registados na Bodiva através de uma conta CEVAMA. Os registos da Bolsa de Valores estimam em mais de 63 mil contas abertas, das quais o Banco Angolano de Investimentos (BAI) concentra mais de 60%.
Os títulos são papéis do Estado para a compra de dívida (financiamento) ao mercado e rentabilizam acima das outras aplicações existentes no sistema financeiro.
No caso dos Bilhetes do Tesouro, cujo montante mínimo de aplicação são 50 mil kwanzas e o tempo máximo de até 364 dias, para aplicação de 500 mil kwanzas até 182 dias (seis meses) o rendimento líquido fixa-se nos 14 mil kwanzas, enquanto o mesmo valor para um ano rende ao investidor 43,5 mil kwanzas.
JA