Boris Johnson bateu Jeremy Hunt com quase o dobro dos votos. Assume esta terça-feira a liderança do Partido Conservador e na quarta torna-se primeiro-ministro. Trump diz que “vai ser ótimo”.
Boris Johnson é o novo líder do Partido Conservador. O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros foi o mais votado as eleições internas, com 92.153 votos — quase o dobro dos 46.656 votos assegurados por Jeremy Hunt. Os resultados foram conhecidos na manhã desta terça-feira, depois de semanas de votações entre os quase 160 mil militantes do partido que votaram. A taxa de participação foi de 87,4%.
Na reação imediata — numa declaração muito curta, a que não faltaram as piadas que costuma incluir em todas as suas intervenções — Boris Johnson procurou mobilizar o partido, insistindo na ideia de que tudo está a começar agora e reafirmou a promessa de fazer o Reino Unido sair da União Europeia.
Sei que conseguimos fazê-lo, as pessoas deste país confiam que conseguimos fazê-lo e nós vamos fazê-lo!”
Ainda assim, não repetiu a ideia de que os britânicos sairão a qualquer custo, com ou sem acordo. Pelo contrário, optou por falar em parceria e amizade com a UE:
Neste momento decisivo na nossa história, temos, de novo, de reconciliar dois tipos de instintos, dois tipos de instintos nobres: entre o desejo profundo por amizade e comércio livre e apoio mútuo na segurança e na defesa, entre o Reino Unidos e os nossos parceiros europeus; e o desejo simultâneo — igualmente profundo e sentido — por um governo democrático e soberano neste país.”