BASTA QUE SE INSCREVA COM O SEU EMAIL E NOME PARA DESBLOQUEAR O CONTEÚDO!
Samora sente-se privilegiada por ter partilhado a sua vida com dois homens tão excepcionais.
Graça Simbine Machel nasceu a 17 de outubro de 1945, em Gaza, Moçambique, e foi a última filha de uma família de seis pessoas. O seu pai morreu três semanas antes de seu nascimento e deixou a instrução de que ela deveria estudar até o ensino médio – testamento que foi executado por seus irmãos mais velhos.
A jornada de Graça Simbine Machel
Devido à vigilância da polícia secreta portuguesa, ela foi forçada a abandonar os estudos e fugiu para a Suíça.
Em 1973, regressou à Tanzânia e juntou-se à FRELIMO, onde conheceu o seu primeiro marido, Samora Machel – o primeiro presidente de Moçambique.
No 25 de Junho de 1975, Moçambique conquistou a independência e Samora Machel foi nomeado o primeiro presidente do novo país.
O casamento de Graça Simbine Machel com Samora Machel
Samora Machel morreu num acidente de avião em 19 de Outubro de 1986, o que fez com que Graça renunciasse ao cargo de ministra.
O casamento de Graça Simbine Machel com Madiba Nelson Mandela
Graça Machel com Nelson Mandela
O casamento de Graça com Mandela foi dramático ao ser anunciado no 80º aniversário do falecido ícone. Isso ocorreu na presença de mais de 2.000 convidados internacionais em 1998.
Depois de se casar com Mandela, Graça assumiu o cargo de primeira-dama da África do Sul aos 52 anos.
Graça disse sobre o seu casamento com Mandela: “Éramos adultos; estávamos estabelecidos; sabíamos o valor de um companheiro, de um parceiro”.
COM UM