O ministro da Economia e Planeamento disse que as empresa que adoptarem os princípios dos ODS nas práticas corporativas podem ter mais acesso aos financiamentos e investimentos sustentáveis.
Ao intervir no encerramento da III Conferência E&M Sobre Ambiente e Desenvolvimento, Mário Caetano João disse, nesta quarta-feira, 4, em Luanda, que as empresas em Angola estão a ganhar mais consciência sobre a necessidade de alinhar os planos com as metas de desenvolvimento sustentável.
Segudo o governante, os ODS têm o potencial de transformar a forma como os negócios operam, oferecem oportunidades de mercado, melhoria da competitividade, promoção da eficiência operacional, ajudam a identificar e a gerir riscos empresariais relacionados com questões sociais, ambientais e de governança, bem como maior facilidade aos financiamentos.
“O alinhamento das empresas com os ODS permite não só identificar e gerir potenciais riscos para os negócios mas também impulsionar a inovação e proporcionar novas oportunidades”, dalientou.
No evento que debateu O impacto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no negócios, Mário Caetano João disse os ODS vêm fortalecer o papel do sector privado que posicionam-se, hoje, como um dos actores essenciais na resolução dos maiores desafios globais, indo além das actividades do seu core business, da filantropia e das parcerias público privadas.
E & M