A 9ª Edição da Feira da Banana, realizada durante três dias, na localidade do Panguila, município do Dande, arrecadou mais de 100 milhões de kwanzas, declarou, domingo, a governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, no acto do encerramento do evento.
O certame recebeu mais de nove mil visitantes durante os três dias. Em declarações à imprensa, Maria Nelumba disse que o evento decorreu num ambiente saudável que permitiu superar todas as espectativas.
“Os expositores tiveram toda a oportunidade de mostrar as suas produções, antes diziam que o petróleo seria vendido em todo o mundo, hoje, podemos falar assim da nossa banana e queremos que os outros produtos também possam ser exportados para o mundo para, também, vivermos da produção agrícola”, desejou.
A governante garantiu que o governo vai envidar esforços, para apoiar as empresas de equipamentos agrícolas, para ajudar os pequenos produtores, a possuírem bons materiais de produção.
Distinções
A organização criou várias categorias para premiações, devido ao empenho dos municípios e cooperativas envolvidas na Feira da Banana. Para o prémio de Melhor Município, os Dembos foram o grande vencedor, em segundo lugar, ficou o município de Nambuangongo e na última posição o Bula Atumba.
Na categoria de pequenos produtores, os Dembos ocuparam o primeiro posto, em segundo lugar, ficou Nambuangongo e o município de Pango Aluquém foi o terceiro classificado. Na categoria de equipamentos agrícolas, foi vencedor a empresa Ferpinta, em segundo, a Rega Angola e na última posição, Omarf Tractores.
Para a categoria mais esperada, que é dos Grande Produtores, a Nova Agrolíder saiu a grande vencedora, troféu que conquista pela quinta vez, o segundo classificado foi a Turiagro, enquanto a Vida Flesh se conformou com a última posição dos grandes produtores. O director regional da NovaAgrolider no Bengo, Hélder Cardeta, disse que não existe segredo algum, apenas o trabalho é que justifica as conquistas que têm conseguido ao longo destes anos todos.
“Nós não temos segredos com ninguém, temos portas abertas a todas as pessoas e muito trabalho, a nossa produção está a correr bem e queremos aumentar mais a exportação a nível internacional, mas penso que estamos num bom caminho” acautelou.
Enquanto isso, o líder da caravana do município dos Dembos, que foi o grande vencedor em três categorias, Joaquim Cangulo, justificou o trabalho como o elemento fundamental para conseguir atingir o reconhecimento da organização, e dedicou os prémios ganhos a todas as cooperativas do município que representa.
“Nós estamos felizes e trabalhamos muito, hoje, fomos reconhecidos pela organização da Feira, fruto de muito trabalho”, garantiu o administrador.
O administrador municipal de Nambuangongo, Domingos João Lourenço, referiu que, conquistaram o segundo lugar em algumas categorias, porque tiveram que priorizar os programas de combate à fome e à pobreza o Prodesi e o PIIM. ” Conseguimos organizar os camponeses, entregamos enxadas, catanas e o outros materiais de agricultura, ficamos focados nos projectos do nosso Executivo”, concluiu João Lourenço.
ANGOP