0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Fundos de Pensões desvalorizam kz 42 mil milhões em 2021

Data:

O valor dos fundos geridos em 2021 cifrou-se em 529 mil milhões kz enquanto em 2020 situou em 571 mil milhões kz, uma redução (desvalorização) de 42 mil milhões kz, segundo dados do Relatório de Mercado recentemente publicado pela ARSEG.

O facto ocorreu nos dois tipos de fundos, sendo que os fundos abertos reduziram 77% e os fechados 4%. Por outro lado, o valor dos fundos de pensões registou nno mesmo período, uma redução de 8% quando comparado a 2020.

No mesmo período a taxa de rentabilidade foi de 1%, assim como se verificou no exercício económico anterior, referindo-se ainda que em 2021 houve um decréscimo de cerca de 25 pontos percentuais (pp) em termos homólogos nos fundos abertos e fechados.

 À semelhança do sector segurador, o sector dos fundos de pensões apresenta uma taxa de penetração reduzida no Produto Interno Bruto (PIB). Na perspectiva das contribuições, no período em análise a taxa rondou os 0,21% enquanto ao nível do montante do valor dos fundos cifrou-se em 1,26%.

Por outra, o índice de densidade dos fundos (representa o rácio entre o valor dos fundos e a população angolana) no período em análise teve uma redução de cerca de 9% em relação ao ano anterior.

A ENSA é a entidade gestora com maior peso nos rendimentos sobre a carteira de investimento dos fundos de pensões abertos e fechados, representando 48,6% do mercado, seguido da entidade Gestão de Fundos com 24,8%.

Mercado          

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

LinkedIn como canal de vendas: 7 tipos de publicações que convertem seguidores em clientes pagantes

As publicações no LinkedIn podem ser mais do que...

Kagame exonera primeiro-ministro e reestrutura todo governo

O Presidente ruandês, Paul Kagame, exonerou esta quarta-feira o...

A especulação sobre a aquisição da BP estremece mercado global

A gigante petrolífera BP (British Petroleum) está novamente no...