O Governo angolano vai recorrer a um empréstimo de 150 milhões de euros para importação de viaturas, fardas e equipamentos para o Comando Geral da Polícia Nacional.
No despacho 26/23, o Presidente da República autorizou a celebração do acordo de financiamento para a contratação de uma linha de crédito com o Banco Angolano de Investimentos, no valor global em kwanzas equivalente a 150 milhões de euros.
Segundo o documento, o valor destina-se a “assegurar os recursos financeiros necessários para a aquisição de viaturas, fardamento e os meios destinados à técnica policial, visando potenciar e assistir tecnicamente os órgãos de segurança e ordem interna”.
A Ministra das Finanças é autorizada, com a faculdade de subdelegar, em nome e representação do país, a assinar o acordo. O Comando Geral da Polícia Nacional tem no Orçamento Geral do estado de 2023, uma dotação de 418,5 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 828,6 milhões de dólares. Deste valor, 37,8 mil milhões kz (74,8 milhões USD) são destinado à rubrica “Despesas em Bens e Serviços”.
NJ