O MPLA vai realizar a partir do próximo mês, conferências extraordinárias nas províncias em que houve mudança de governador, para promover a eleição dos primeiros secretários provinciais.
A realização dos eventos foi aprovada ontem, durante a IV reunião extraordinária do Bureau Político, que teve lugar no Auditório do Comité Central sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
O secretário do órgão para Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, fez saber que as conferências extraordinárias vão ocorrer nas províncias de Luanda, Moxico, Bengo, Malanje, Zaire, Cabinda, Lunda-Norte e Cuanza-Norte.
Mário Pinto de Andrade ressaltou que durante a reunião foi ainda aprovado um ajustamento na estrutura do secretariado do Bureau Político, que culminou com a eleição de Gonçalves Muandumba para as função de secretário para a Mobilização e Inserção, em substituição de Jorge Inocêncio Dombolo.
O Bureau Político tem entre outras tarefas organizar a vida interna do partido, pronunciar-se sobre as composições do Governo e a designação de militantes e cidadãos não militantes para o exercício de cargos ou funções de responsabilidade política a nível nacional.
Este órgão reúne ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que necessário, sob convocação do presidente do partido.
JA