A instituição que vai assegurar 120 empregos, maioritariamente para angolanos, foi inaugurado esta segunda-feira (14), em Talatona, pelo Presidente da República, João Lourenço, num investimento avaliado em 60 milhões de dólares.
Erguido numa área de 32 mil metros quadrados, a infra-estrutura comporta três centros, sendo o primeiro destinado à formação para talentos e engenheiros angolanos.
O segundo está vocacionado à inovação (para as novas tecnologias), enquanto o terceiro para experiências tecnológicas avançadas.
Numa primeira fase, o parque tecnológico vai assegurar a formação de mais de 1 500 talentos e engenheiros e posteriormente deverá assegurar a formação online, podendo abranger um número ilimitado de beneficiários.
O parque tecnológico possui também um Centro de Dados e Soluções de Telefonia 3G, 4G e 5G e para painéis solares destinados a residências e empresas.
A infra-estrutura oferece igualmente, soluções de energia para sistemas pré-pago, de vídeo-conferência, inteligência artificial, smart home (ligação de equipamentos à distância).
Num misto de aulas teóricas e práticas o centro vai garantir formação em 5G, dados de comunicação, engenharia de redes e armazenamento de informação nas nuvens.
O parque destaca-se por ter quatro salas de formação com 32 lugares cada uma, três edifícios residenciais para 180 funcionários, refeitório para 100 pessoas, campo de jogos de salão.
Este é o terceiro parque tecnológico da Huawei Technologies em África, depois do Egipto e da África do Sul.
A Huawei Technologies é uma multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações com sede na cidade chinesa de Shenzhen.
Recorde-se que a Huawei está a ser inaugurada um mês depois do lançamento em óbita do angossat-2, fazendo assim um casamento perfeito entre as novas tecnologias.
Angop