Os desembolsos do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) ascenderam em 4 430 milhões de kwanzas de Abril até a última segunda-feira,4, quando a secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote, partilhou estes números no briefing semanal com a imprensa.
A secretária de Estado adiantou que, os desembolsos beneficiaram 106 dos 553 projectos aprovados pelo PAC, o braço financeiro do Programa de Apoio à Produção, Promoção das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) desde Abril submetido a um plano de reestruturação avaliado em mais de 40 mil milhões de kwanzas.
Os financiamentos foram desembolsados a favor de 34 projectos do sector da Agricultura, 30 de Compra de Bens de Consumo de Origem (OCD), 12 das Pescas, 10 da indústria transformadora e igual número da pecuária, sete de resíduos sólidos, bem como três do turismo.
Luanda, com 50 projectos, lidera a absorção de financiamentos, seguida do Bengo (12), Huíla (nove), Benguela, Namibe e Bié (cinco cada), Cunene e Cuanza-Sul (quatro cada), Malanje e Huambo (três) e Uíge (dois).
No cômputo geral, os instrumentos de financiamento público ao abrigo do Prodesi atingiram, até à presente data, um total de 1.621 projectos, contando-se 528 pelo Programa de Alívio Económico, 367 pelo Aviso nº10/2020, do BNA e 142 pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), além de 31 concedidos por intermédio de outros mecanismos e dos 553 aprovados pelo PAC.
LAC/CD