0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Receitas fiscais diamantíferas caem 3% para 6,4 mil milhões kz

Data:

O Estado encaixou 6,4 mil milhões de kwanzas em receitas fiscais com a exportação de diamantes em Março de 2023, o que representa uma redução de 3% face ao período homólogo.

De acordo com os dados recentemente divulgados pela Direcção de Tributação Especial da Administração Geral Tributária (AGT), os 6,4 mil milhões de kwanzas resultaram da tributação da venda de 933 mil de quilates de diamantes ao preço de 237 USD.

Os valores arrecadados em Março representam um aumento de 5,5 mil milhões de kwanzas quando comparado com Fevereiro deste ano. Se a comparação for com o primeiro mês do ano (Janeiro) assiste-se a uma redução de 3,4 mil milhões kz, como se pôde depreender dos dados publicados.

O país vendeu 933 mil quilates de diamantes em Março de 2023, segundo a AGT, contra os 101,6 mil quilates vendidos em Fevereiro. Quanto aos preços, em média um quilate de diamantes foi vendido em Março no valor de 237 USD, já em Fevereiro as vendas foram de 236,8 USD. Em Janeiro deste ano foram vendidos 1,7 milhões de quilates de diamantes ao preço de 839,9 USD.

No que diz respeito as receitas com o imposto industrial, os dados divulgados pela AGT revelam que foram arrecadados 2,1 mil milhões de kwanzas em Março de 2023, sendo que em Fevereiro se arrecadou 303,1 milhões e em Janeiro 3,3 mil milhões de kwanzas.

Quanto aos direitos mineiros (rayalties), o documento indica que estes renderam 4,3 mil milhões de kwanzas em Março de 2023. Em Fevereiro foi de 606,2 milhões de kwanzas e no mês de Janeiro foi 6,5 mil milhões de kwanzas.

Economia e Mercado

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...