BASTA QUE SE INSCREVA COM O SEU EMAIL E NOME PARA DESBLOQUEAR O CONTEÚDO!
O empresário nigeriano Aliko Dangote, o mais rico de África, está a avaliar a possibilidade de adquirir petróleo bruto angolano.
E, segundo a Busines Insider, já está em negociações com a Líbia, outro país no qual o bilionário africano também quer comprar petróleo bruto para a sua refinaria na ordem dos 650.000 barris por dia (bpd)
- A refinaria de Dangote, avaliada em US$ 20 bilhões de dólares, enfrentou desafios com o fornecimento doméstico de petróleo bruto;
- Dangote teve que importar petróleo bruto de fontes distantes, como Brasil e Estados Unidos, devido a problemas de fornecimento doméstico.
Assim, a refinaria de Dangote da Nigéria está em negociações com a Líbia para garantir petróleo bruto para sua planta de 650.000 barris por dia (bpd) e também está a explorar as opções para obter petróleo de Angola, de acordo com um executivo sênior. Essa medida ocorre enquanto a refinaria busca lidar com os desafios com suprimentos domésticos, informou a Reuters .
A tão esperada refinaria de US$ 20 bilhões foi aclamada como uma força transformadora para a Nigéria e o sector energético em toda a África Subsaariana.
Entretanto, desde que a refinaria iniciou as suas operações em Janeiro, tem enfrentado dificuldades para garantir suprimentos adequados de petróleo bruto na Nigéria.
” Estamos em conversações com a Líbia sobre a importação de petróleo bruto. Conversaremos com Angola também e alguns outros países de África “, disse o executivo sênior da refinaria de Dangote, Devakumar Edwin, à Reuters .
Ele acrescentou que comerciantes internacionais e empresas petrolíferas estão entre os maiores compradores do gasóleo de Dangote, grande parte do qual está a ser exportado.
Dados de comerciantes e embarques indicam que a Dangote está a aumentar as exportações de gasóleo para a África Ocidental, conquistando participação de mercado de refinarias europeias.
A Midstream and Downstream da Nigéria alegou recentemente que o teor de enxofre em seu gasóleo excede o limite exigido de 200 partes por milhão (ppm). No entanto, Dangote refutou as alegações de que os produtos petrolíferos de sua refinaria são abaixo do padrão.
A Dangote revelou recentemente planos de listar as divisões de fertilizantes e petroquímica da Refinaria de Dangote na bolsa de valores no primeiro trimestre de 2025.
BI