Nova nota de 5 mil Kz custou ao Estado 1,6 milhões de dólares

Data:

As novas notas de cinco mil Kz, que representaram um investimento de 1,6 milhões USD, vão entrar em circulação de acordo com as necessidades dos bancos comerciais, para atender a população, disse o director do departamento do Meio Circular do banco central, Sebastião Banganga.

Para reforçar o stock da moeda foram emitidas 33 milhões de notas da série de Novembro de 2023. De acordo com o responsável, o Banco Nacional de Angola (BNA) intensificou os elementos de segurança.

Deste modo, a máscara Bakama, por exemplo, apresenta tons mais fortes e com melhor visibilidade de mudança de cor, quando a nota é inclinada. Na nota antiga, série 2020, o filete é sobreposto e na nova o filete de segurança está entrelaçado.

O responsável mencionou ainda que a nova nota de cinco mil Kz já vem com a assinatura do actual governado do BNA, Manuel Tiago Dias, e tem os microtextos mais visíveis.

Estas definições permitem uma melhor percepção táctil ao tocar em algumas partes da nota, principalmente nas palavras Banco Nacional da Angola e no numeral da nota.

“No essencial, as notas têm visivelmente o mesmo aspecto, fazem parte da família de notas da série 2020 e, circularão em concomitância. Ou seja, as notas emitidas em Abril de 2020 e em Novembro de 2023 circularão, de forma concomitante, e tem que ser aceite por todos”, destacou.

A emissão de novas notas trata-se de um processo normal de reposição dos stocks, sempre que há necessidades de reposição do stock de notas e também de moedas metálicas.

O BNA, como órgão emissor e gestor do meio circulante, produz notas e moedas para satisfazer a exigência do mercado.

“O lançamento das novas notas foi um motivo para o Banco Nacional de Angola repor o stock de notas inutilizadas e destruídas. Entretanto, aproveitando essa oportunidade de reforçar o stock, olhando também para a necessidade de aprimoramento dos elementos de segurança, achámos por bem reforçar esses elementos, de modo a inibir também a contrafacção”, disse.

Além da nota de 5.000 Kz, neste mês o BNA colocou também em circulação novas notas de 1.000 e 2.000 Kz, com a data de emissão de Novembro de 2023, mas pertencentes à mesma série de 2020.

Assim, no total, o BNA emitiu notas no valor total de 780 mil milhões Kz, dos quais 590 mil milhões se encontram em posse do público, enquanto o restante está em caixa nos bancos comerciais.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Entenda AGORA por que a Taylor Swift é um modelo para empreendedores

Tens um modelo? Muitos proprietários de empresas podem apontar...

Conheça AGORA os países africanos com mais bilionários em 2024

O boom dos multimilionários africanos é um momento decisivo...

Fundador da Netflix investe em startup africana de irrigação solar

O cofundador da Netflix, Reed Hastings, e o ex-CEO da Alphabet, Eric...

Conheça a mulher que se tornou primeira-dama em dois países diferentes

Samora sente-se privilegiada por ter partilhado a sua vida...