Antes das curiosidades sobre a província de Malanje vale reforçar que Angola é de facto um dos principais trunfos turísticos de África muito por aquilo que a majestosa natureza desta província oferece a este país.

Malanje faz de Angola uma força turística d´África em potência. Não se duvide de que, se os decisores deste país apostarem de facto no turismo como um dos eixos estratégicos para a diversificação da petro-dependente economia, Malanje com certeza que vai ser das províncias que mais vai contribuir para o efeito.

Vale reforçar que, quanto a abordagem do turismo em Angola, este panorama já esteve mais ressentindo da ausência de um debate público sério sobre o rumo que deve tomar, ao que parece grandes passos já vão sendo dados. A realização do Fórum Internacional recentemente organizado cá em Luanda foi uma boa amostra. Mas mais precisa-se. É fundamental o momento de alertar a sociedade para a importância da actividade turística no país.

Mas aqui a dica é passar as dicas curiosas sobre Malanje que se calhar você, caro leitor, nunca tomou contacto com as mesmas.

1. Sabia que a cidade de Malanje já esteve dividida em duas: Uma cidade “branca” e uma cidade negra ou, se quisermos, “africana”. Só a partir da independência de Angola, em 1975, a capital da província de Malanje passou a ser considerada como uma única cidade.

2. Um dos reinos mais poderosos d´África subsariana esteve localizado na região que é hoje chamada de cidade de Malanje, o Reino da Matamba.Tinha a estrutura administrativa de um estado antes da invasão colonial. Só no final do século XIX (19) após a Conferência de Berlim de 1885 e a divisão colonial africana pelas potências europeias é que foi integrado à Angola. 

3. A origem da palavra “Malanje” ainda é algo por se esclarecer. Existem 3 versões, se não várias, mas a mais conhecida é a que diz que teria vindo do Quimbundo com o significado de “as pedras”. Outra versão diz que uma expedição lusa, liderada por Rodrigues Graça (1843), chegou às margens no rio Malanje e encontraram 3 mulheres locais. Os europeus ficaram encantados com a quantidade de mulheres e perguntaram sobre os homens da região, então elas responderam em quimbundo: “Mala hanji”, que significa: “Também há homens.”

4. Tal como se disse no início do texto, Malanje é uma panaceia turística! E não é só pela Palanca Negra Gigante, seria dizer o óbvio. Sendo que um dos principais pontos de atracção de que Malanje dispõe é o Parque Nacional da Cangandala, que é uma reserva de proteção de diversas espécies. É das principais opções em Angola para o ecoturismo.

5. Outras forças turísticas que fazem da província de Malanje única são os Rápidos do Kwanza e as Quedas de Kalandula, a segunda maior de África. Você não pode perder qualquer oportunidade para visitar estes pomposos lugares turísticos que chegam a desafiar a imaginação de qualquer ser vivente que se diz homem. Os Rápidos do Kwanza são as cachoeiras que descrevem um cartão-postal como nenhum outro. Desafio-lhe a conhecer.

6. E para fechar, lancemos um olhar em flash sobre as Pedras Negras de Pungo-a-Ndongo! Estupendo! Estranhas formações rochosas, com milhões de anos que se elevam bem acima da savana que as rodeia. E, diz-se que as “pegadas” esculpidas numa das rochas pertencem a Dona Ana de Sousa vulgo Rainha Nzinga Mbandi Ngola.

O VÍDEO ABAIXO MOSTRA UMA ANGOLA QUE INSPIRA!